A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para análises objetivas, assim como para a tomada de decisões. Com o objetivo de oferecer essas informações, surgiu o Projeto Indicadores Mais Saúde com a parceria entre a Fehosp, a Numb3rs e a Planisa, por meio de indicadores relevantes assistenciais e de custos, utilizando a base de dados do dbSaúde, plataforma da Numb3rs, que unifica em um único repositório diversas informações do setor saúde e a base de dados da plataforma especializada para gestão de custo (KPIH Key Performance Indicators for Health).
Os indicadores assistenciais do dbSaúde vêm da consolidação de várias fontes de dados como o Sistema de Informação Hospitalar (SIHSUS), Sistema de Informação Ambulatorial (SIASUS), Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Microdados e Macrodados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Receita Federal entre outras e passam por um processo de curadoria e enriquecimento gerando um repositório centralizado, estruturado e enriquecido que pode ser utilizado para análise por diversos prismas da informação.
A apuração dos indicadores de custos é realizada com os dados fornecidos pelos hospitais, de forma padronizada, utilizando a metodologia do custeio por absorção pleno, no qual o cálculo do custo de produção ou dos serviços prestados considera os valores totais dos custos de produção e as despesas operacionais, inclusive os rateios interdepartamentais absorvidos.
A amostra dos indicadores assistenciais é um recorte da base de dados do dbSaúde, usando os dados dos atendimentos SUS, hospitalares e ambulatoriais, realizados no Estado de São Paulo, a partir de 2020, a depender do indicador. São ao todo mais de 110.000 leitos, mais de 2 milhões de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) em mais de 1.000 unidades hospitalares.
A amostra dos indicadores de custos é composta por 27 hospitais, gerais e especializados, filantrópicos, que totalizam 4.650 leitos, associados à Fehosp, de pequeno, médio e grande porte, localizados no Estado de São Paulo, distribuídos em 14 das 17 DRSs de São Paulo.